Estágio curricular
Caracteriza-se como Estágio Curricular Obrigatório aquele que consta na matriz curricular do curso, sendo a sua realização condição obrigatória para integralização do curso e posterior colação de grau e obtenção do diploma. O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático, permitindo que a formação presente no curso se concretize em ações profissionais, sendo uma atividade que propicia ao aluno adquirir experiência profissional específica e contribui para a sua inserção no mercado de trabalho.
Enquadram-se nesse tipo de atividade as experiências de convivência em um ambiente de trabalho, cumprimento de tarefas com prazos pré-estabelecidos, trabalhos em um ambiente hierarquizado e com componentes cooperativistas ou corporativistas. Tais atividades visam contato do graduando com hospitais gerais e especializados, ambulatórios, redes básicas de serviços de saúde e comunidades, dentre outras.
O objetivo é propiciar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Espera-se com isso, que o aluno tenha a opção de incorporar atitudes práticas e adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional. O estágio curricular pode ser cumprido nos âmbitos da universidade ou fora dela, mediante firmado convênios. Para maior eficiência, deve ser realizado num sistema de parceria entre a Universidade e, preferencialmente, o setor público, ou ainda a iniciativa privada. As atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório e não obrigatório devem estar de acordo com o manual de estágio do curso de fisioterapia, o regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da UFJ, de acordo com a resolução CONSUNI nº 06/2002, as Resoluções CEPEC nº. 766/2005, nº. 731/2005 e nº. 880/2008 e a Lei de Estágio nº. 11.788/2008, bem como de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) Lei nº 139/1992 e 153/1993 e ANVISA Lei nº 7/2010.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Fisioterapia, com base na resolução CNE/CES nº 4 de 06 de abril de 2009, os estágios curriculares supervisionados deverão ter carga horária mínima de 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso. Nesse projeto, a carga horária destinada aos estágios curriculares obrigatórios perfaz um total de 848 horas, sendo 20,28% da carga horária total do curso. Quanto aos estágios curriculares não obrigatórios em Fisioterapia, estes deverão ser definidos e autorizados pelas coordenações de curso e de estágio, respeitando as normas e legislações em vigor. As aulas práticas do núcleo específico do curso de Fisioterapia e os estágios curriculares obrigatório e não-obrigatório terão, na implementação e execução do projeto pedagógico do curso, papel fundamental no que diz respeito à definição da formação profissional, integrando adequadamente os conteúdos teóricos à prática clínica. O acadêmico deverá vincular-se não só aos conteúdos curriculares interdisciplinares, horizontal e verticalmente, mas também aos aspectos de natureza prática relacionados ao exercício da profissão. À medida que nossa realidade institucional permita, procuraremos proporcionar práticas e estágios que levem ao maior desenvolvimento da relação ensino-pesquisa e extensão nas mais diversas áreas de atuação profissional, promovendo discussões, reflexão e definição de ações com a participação da comunidade.
Legenda: Atendimento fisioterapêutico no estágio curricular obrigatório na clínica escola de fisioterapia UFJ
O estágio curricular obrigatório constitui parte integrante do currículo pleno dos cursos de graduação e deverá ser cumprido pelo aluno para a integralização da carga horária total exigida. Como as demais disciplinas, ele está sujeito às normas estabelecidas pela Universidade. Os Estágios Supervisionados em Fisioterapia Geral I, II e III, Estágio Supervisionado em Saúde Pública I, II e III, e Estágio Supervisionado Hospitalar I e II, compreendem períodos de exercício pré-profissional, em que o estudante permanece em contado direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atividades relacionadas à formação profissional. As atividades a serem executadas deverão ser planejadas, supervisionadas e avaliadas de acordo com a carga horária exigida e o perfil almejado do egresso do curso de Fisioterapia.
O estágio curricular proporcionará aos discentes a oportunidade de observar, analisar, discutir e vivenciar, efetivamente, a realidade do fisioterapeuta no campo de atuação do profissional, permitindo a iniciação científica dos acadêmicos por meio de participação ativa em projetos de pesquisa. Nos termos da lei, o estágio curricular não cria vínculo empregatício. Todos os estagiários terão a garantia de um seguro contra acidentes e receberão a cobertura previdenciária prevista na legislação específica, observadas as disposições da resolução supracitada.
Legenda: Atendimento fisioterapêutico no estágio curricular obrigatório na clínica escola de fisioterapia UFJ
Os Estágios Curriculares Obrigatórios poderão ser realizados na Universidade Federal de Jataí, em locais que desenvolvam atividades relacionadas com o campo de atuação do Fisioterapeuta, e poderão ainda ocorrer em outras Universidades, Empresas, Instituições Públicas ou Privadas, Institutos de Pesquisa e outros locais, conveniados com a UFJ que atendam ao critério mencionado. O estágio realizado em locais conveniados com a Universidade deverá ser regido por termo de compromisso e poderá dispor de preceptor, com curso superior, para acompanhar e orientar o estagiário.